segunda-feira, 16 de abril de 2012

...as Aples deste mundo... by Ricciardi

http://portugalcontemporaneo.blogspot.pt/, é um blog que me tem como visitante diário, desde há alguns anos. por lá, desde o início das minhas visitas, deparei-me sempre com comentários, assertivos e desassombrados, do "Ricciardi" que infelizmente não tenho o prazer de conhecer pessoalmente.

o texto que a seguir publicarei, é da sua autoria.

Agora, o que constactamos é uma coisa muito simples; o ocidente empobrece, endivida-se, desemprega-se, à medida que o oriente vai fazendo o contrário com a sua população. E endivida-se porque quer, legitimamente, manter niveis de vida a que se habituou e para o qual trabalhou muito e estudou muito e investigou muito. Todo este empenho e génio das pessoas gerou finalmente coisas boas para elas; o pessoal passou a ter dinheiro para o lazer, saude, educação, bens de consumo, estradas boas e metros... não só para alguns, mas para todo o ser nascido e criado nestas nações. A riqueza produzida pelo engenho destas pessoas gerou a possibilidade de que se podia viver melhor. E pode. E portanto foi-se legislando coisas saudaveis; no ambiente, nas leis do trabalho, na justiça, na segurança das pessoas... 
.
A questão que se coloca é se é aceitavel para um frances ou americano, que dedicou parte dos seus rendimentos em forma de impostos para obter tudo isto, ver desfazer a sua economia e a vida das suas populações para tirar da miséria alguns milhões de chineses. 
.
A ideia, tomada como um todo, é excelente. Afinal de contas trata-se de seres humanos. No entanto tudo isto está a ser feito ao arrepio dos nossos VALORES mais básicozinhos. Ao importarmos brinquedos da china estamos a pactuar com politicas contrarias aos nossos valores. Porque sabemos como são produzidos; sem o minimo respeito pelo ambiente, pelos trabalhadores e pela civilidade. Ou seja, para tirar da miséria alguns milhões chineses não o estamos a fazer como exigimos a nós próprios. Eles poluem gravemente o ambiente, eles escravizam os trabalhadores (incluindo crianças). 
.
Alguns afirmam que é necessário que isso aconteça para desembrulhar a economia desses paises. Ora, isso não é verdade. Porque se fosse verdade havia um compromisso de transitoriedade nessas práticas. Os chineses não querem comprometer-se a acabar com a poluição desregrada, nem investir em etars, nem abdicar da mão-de-obra escrava. Não querem. E quando os politicos forem forçados a querer pela população, os empresários sairão para o Cambodja, para o Vietmane, para o paquistão aonde esses (des)valores ainda irão durar umas decadas. 
.
Enquanto se deslocaliza do ocidente para a china e depois da china para o vietaname e depois para o bangladash e depois para outro local qualquer, o desemprego e o endividamento no ocidente continuará a crescer. Não havendo industrias não há emprego. Não havendo emprego, não haverá riqueza. Não havendo criação riqueza, haverá endividamento continuo.
.
Portanto, se há duas decadas nos deram 10 anos para o ocidente se preparar para o impacto da integração da china no comercio internncional, devemos fazer o mesmo com a china e todos os outros emergentes. Dar-lhes também um prazo razoavel para abolirem a escravatura, abolirem a poluição e colocarem leis nos seus paises que obriguem os empresarios a investir. Não querem comprometer-se a isso? pois bem, ficam impedidos de vender para cá.
.
É simples, não é?
.
Não, não é.
.
Não é, porque a ideia de base não está no desenvolvimento daqueles paises, muito menos a ideia é trazer dignidade ao povo chines. A ideia é outra. A ideia é que as Aples deste mundo produzam coisas boas a preços de custo baixissimos, mesmo que a isso se chame escravatura. 


Daí que verificamos que nos ultimos 10 anos as multinacionais tenham multiplicado por vinte a sua facturação e lucros. E isso é bom. É bom mas não aproveitou ao ocidente. Os paises estão muito mais endividados, o desemprego é muito maior, a instabilidade em crescendo e, mais do que tudo, a forma de sair disto, afiançam, é empobrecer. Empobrecer. A Achinezarmo-nos.
.
E depois vem os teóricos. Não pá, o ocidente tem é que criar VALOR e diferenciar com a concorrencia chinoca. Um pregão irrascivel. Um pregão porque o ocidente produz VALOR. O que é um IPAD senão um produto derivado do engenho ocidental?
.
Ou seja, o VALOR também é deslocalizavel.
.
Rb

Sem comentários:

Enviar um comentário